A irmã de Mozart

Nannerl iniciou seus estudos de teclado com seu pai, aos sete anos de idade, quando demonstrou ser uma criança prodígio. Leopoldo, seu pai, a levava com seu irmão em turnês a cidades como Viena e Paris, explorando seus talentos. No início, Nannerl ganhava grande audiência e era reconhecida como uma excelente tecladista, Nannerl tinha tanto talento quanto seu irmão Wolfgang. Contudo, devido à opinião dos pais e os costumes sociais da época, ficou claro que seria impossível para Maria Anna seguir carreira. Depois de 1769, não foi mais permitido que ela demonstrasse o seu talento nas viagens junto a seu irmão, visto que ela já tinha alcançado idade para se casar.[1] Enquanto Wolfgang viajava pela Itália com seu pai alcançando grandes triunfos durante os anos da década de 1770, Marianne ficava em casa com sua mãe, em Salzburgo. Marianne ficou em casa também com seu pai quando Wolfgang visitou Paris e outras cidades (1777-1779) junto de sua mãe.

Há evidências de que Marianne compôs músicas em cartas nas quais seu irmão elogia seu trabalho, mas nas diversas correspondências deixadas pelo seu pai não há nenhuma menção às suas composições, e nenhuma sobreviveu.[1]

Nannerl era a irmã mais velha de Mozart – Wolfgang Amadeus Mozart, Maria Anna Walburga Ignatia Mozart, apelidada de Nannerl, foi uma musicista na Europa do século XVIII.

Ela foi um prodígio infantil e esquecida pela história.

Demorou muito para que historiadores revelassem mais informações sobre esta talentosa mulher que foi ofuscada por padrões e regras do passado.

Em cartaz nos dias de hoje temos The Other Mozart  monodrama criado por Sylvia Milo e apresentado nos palcos da Broadway, elogiado pela crítica, logo esperamos  chegar ao Brasil ou inspirar novas peças com o tema pois é uma história muito rica.

theothermozart

Outra fonte de conhecimento para esta história além dos livros e internet é nossa indicação: o filme A Irmã de Mozart

 

 

Fontes:

Wikipédia   |   MovieTrailersForAll’s channel  e  Broadway Box

 

 

 

 

 

Anúncios

<3

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: