Assim é o Ano Novo Chinês

Período de reunião familiar, abundância de comida, lanternas vermelhas e fogos de artifício.

chinese-new-year

A China segue um calendário diferente do ocidental, e, por isso, tem datas diferentes para comemorar esta data anualmente.

O Ano Novo Chinês é o dia mais importante do calendário, em que todos se reúnem para homenagear os deuses da família assim como seus antepassados. Toda a atenção é voltada para as festas e celebrações.

Veja a seguir algumas curiosidades sobre o Ano Novo chinês:

1- China segue o calendário lunar

Como o país não segue o calendário ocidental com o qual estamos acostumados, mas sim o lunar, o primeiro dia cai em uma data diferente a cada ano, porque tem como base uma combinação de movimentos lunares e solares. No entanto, o Ano Novo costuma ocorrer sempre em janeiro ou fevereiro.

2- Cada ano é marcado por um animal diferente

Os chineses relacionam cada novo ano a características de 12 animais do zodíaco: o rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

O ano de 2016 é o ano do macaco, começou dia 8 de fevereiro e dura até 27 de janeiro de 2017.

3- É tempo de se reunir com a família

Os chineses utilizam esta época da virada do ano para se reunir com a família. No último jantar do ano os familiares se juntam para a refeição que fechará um ciclo. E no primeiro dia do ano, as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos.

4- Os mais velhos dão presentes aos jovens

Outro costume das comemorações do Ano Novo chinês é dar presentes aos jovens. Os mais velhos costumam dar dinheiro aos mais novos e solteiros dentro de um envelope vermelho.

A etiqueta chinesa diz ainda que não se deve abrir o envelope na frente de quem o deu.

5- À meia noite é tradição comer um bolinho

No ocidente existem várias comidas típicas de Reveillon, como lentilha e romã. Lá na China, no momento da virada do ano, a tradição é comer um bolinho recheado de carne do porco, conhecido aqui como guioza.

6- Dia de limpar a casa

O último dia do ano é hora de fechar ciclos. Para celebrar isso, é um costume limpar a casa neste dia para afastar maus espíritos. Alguns até usam o dia para cortar o cabelo, com a mesma finalidade.

7- Cor predominante é o vermelho

Enquanto no Brasil quase todos se vestem de branco para celebrar o Reveillon, na China, a cor escolhida é o vermelho. A cor representa a fortuna e o sucesso na cultura oriental.

8- A comemoração dura 15 dias

Se você acha que o carnaval já é uma longa comemoração, saiba que as celebrações do Ano Novo chinês duram mais ainda: elas só acabam no décimo quinto dia do ano, com o Festival das Lanternas, que também marca o início da primeira lua cheia do ano.

Fonte: Ultimo Segundo – IG Notícias

 

 

 

Anúncios

<3

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: