Projeto Rapunzel – Fortalecendo a raiz do cabelo

Como fortalecer a raiz do cabelo ?

Tatiana Steiner, dermatologista e assessora do departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia  sobre  como fortalecer a raiz do cabelo.

 

Por que os cabelos enfraquecem?

Em primeiro lugar, para cuidar dos fios, é preciso entender o que leva os fios a ficarem mais suscetíveis à queda e à quebra. De acordo com Tatiana, existem os fatores chamados endógenos, como predisposição genética à queda, deficiência nutricional e dificuldades em absorver nutrientes e ferro, e os fatores exógenos, como danos químicos e hábitos de vida.

“A queda de cabelo pode ter inúmeros motivos e o dermatologista deve investigar. No entanto, o enfraquecimento do fio é causado principalmente por danos e agressões químicas e mecânicas”, afirma a médica.

Outras possíveis razões são a dermatite seborreica ou caspa, a anemia por falta de ferro, alterações da tireoide ou falta de vitaminas.

raiz-do-cabelo

 

Como perceber que os fios estão fracos?

“A raiz do cabelo é onde nasce o fio e dificilmente este local mostra enfraquecimento. O mais notável, na maioria das vezes é a queda”, explica a dermatologista. Nesse caso, dá para perceber o problema porque o fio quebra ao ser simplesmente puxado. Aí, é hora de consultar mesmo um especialista para determinar a origem do problema e o tratamento mais adequado.

12 dicas para fortalecer a raiz

“Alguns fatores e medidas no hábito de vida são importantes para que o folículo piloso e a fibra capilar se mantenham saudáveis, resistentes, viçosos e brilhantes”, explica Tatiana. Confira aqui o que fazer para manter a haste capilar e o couro cabeludo com força total.

1. Alimentação saudável

Esta será a fonte de vitaminas, nutrientes e aminoácidos que são necessários à formação do fio.

2. Evite o tabagismo e o álcool

A ingestão de álcool provoca aumento da produção de radicais livres no nosso corpo. Esses radicais livres promovem inflamação em alguns tecidos, incluindo a pele do couro cabeludo e toda inflamação pode promover aumento da queda de cabelos. É provado cientificamente que o fumo, por também produzir radicais livres no organismo facilita a queda capilar.

3. Mantenha o nível ferro adequado

Ele é fator essencial na formação e constituição do fio. Pode ser encontrado na carne vermelha, em grãos, como o feijão, e em folhas verde escuras, como espinafre, brócolis e couve, por exemplo.

4. Evite danos e agressões externas

Alisamentos, tinturas e outros procedimentos agridem a haste capilar, causando enfraquecimento e quebra dos fios. O ideal é que a raiz seja preservada nesses procedimentos.

5. Proteja-se do sol

Os raios solares danificam o fio ao longo dos anos e podem deixá-los fracos e com aparência enfraquecida. Use filtro solar capilar.

6. Evite o estresse

Ele ajuda a produzir substâncias químicas no organismo que atrapalham o crescimento dos cabelos.

7. Reduza o consumo de café

A bebida pode interferir na absorção de minerais, como o ferro.

8. Pratique atividades físicas

Exercícios liberam endorfinas, que têm poder antioxidante, benéfico para o metabolismo celular.

9. Lave adequadamente

Retire o excesso de resíduos para não obstruir os poros.

10. Trate e evite a dermatite seborreica e a oleosidade excessiva

Alguns distúrbios metabólicos ou o excesso de produção sebácea, podem interferir na saúde e no crescimento dos cabelos.

11. Prefira água de morna a fria no banho

A água muito quente ativa as glândulas sebáceas e aumenta a oleosidade, o que pode ser prejudicial ao crescimento dos fios.

12. Não abafe os cabelos

Dormir com os cabelos molhados e usar toucas e bonés por um longo período também aumenta a oleosidade e ajuda na proliferação de fungos, potencializando o enfraquecimento.

 

Fonte: Meu Crespo

 

 

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